
Não somos todos iguais e ainda bem! É essa diversidade e variedade que nos torna únicos.
O mesmo acontece quando falamos das mãos e mais especificamente das unhas. Há para todo o gosto! Unhas largas, estreitas, longas ou curtas, rijas, sensíveis, quebradiças ou frágeis. Uma lotaria genética, onde a idade, a alimentação e o estilo de vida também têm algo a dizer.
Mas então, qual é o responsável pela rigidez das unhas naturais? É o cálcio, como tantas vezes ouvi?
A resposta é NÃO!
Então vamos lá a desmistificar isto.
Para que haja lógica no que vou explicar a seguir, começo por vos explicar de uma forma resumida o que é a unha, como é formada e qual a sua composição, pode ser?
FACTOS
1- A unha é uma parte integrante da vossa mão e é a parte visível do aparelho ungueal.
2 - A unha é um tipo de epiderme (pele) alterada.
3 - Tem como função a proteção da última falange (ponta) dos dedos e contribui para a sensibilidade táctil.
4 - A unha forma-se na matriz.
5 - A matriz é a "fábrica" onde nascem as células que formam as vossas unhas e encontra-se logo abaixo de onde a pele está aderida à placa da unha, bem junto à lúnula (meia-lua)
6 - As unhas são compostas maioritariamente por proteínas, sendo a queratina a proteína que se encontra em maior quantidade.
7 - Além da queratina, as unhas são compostas por cisteína, enxofre, água, lípidos, zinco, magnésio, sódio, ferro, cálcio (numa percentagem ínfima de aproximadamente 0,01% ), entre outros.
Quanto à sua composição em termos de água e lípidos, os valores podem variar um pouco dependendo de fatores como a saúde e os cuidados com as unhas. É importante frisar que a percentagem de água nas unhas é muito superior à de lípidos - entre 3,5 a 7 vezes mais e varia de pessoa para pessoa.
Então, as unhas são rijas...
Devido ao enxofre!
É o "ingrediente especial" que tem a capacidade de ligar, de criar pontos de união que reforçam a queratina das unhas e lhes dá mais rigidez e resistência.
Confusos? Então vamos lá a descomplicar!
A queratina é uma proteína rica em aminoácidos. Um destes aminoácidos é a cisteína, que por sua vez contém enxofre.
O enxofre presente na cisteína é formado por um grupo de átomos específicos, que ligam um átomo de enxofre a um átomo de hidrogénio - a esta estrutura química chamamos de grupo tiol (-SH).
Quando dois grupos tiol se encontram, reagem um com o outro e formam pontes que os ligam - ligações dissulfeto . São estas pontes que dão mais rigidez e melhoram a estrutura das unhas e quanto mais pontes houver, mais rígida e resistente se torna a estrutura.
São como os atacadores nos ténis, quando os passam e cruzam nas ilhoses para os ajustar aos pés. Quantos mais furos houver para passar o atacador, mais ajustados os ténis ficam aos vossos pés.
Até à próxima!
Se gostaste, não te esqueças de seguir, gostar e partilhar
XOXO
Bj na testa
SaL
Estes articulos são fantásticos!