Às vezes gostava de conseguir colocar tudo o que me vai na cabeça por escrito de uma forma coesa e à primeira, mas não é o caso. Escrevo e apago mil e quinhentas vezes pois parece que falta sempre acrescentar alguma coisa, pelo que desta vez vou escrever corrido e sem pensar muito.
Tenho tanto para dizer sobre as unhas (eu sei, mas há mesmo muito para dizer), que às vezes não sei como, nem por onde começar, e o que abordar primeiro.
Não é uma nem duas, as vezes que já me passaram literalmente pelas mãos clientes ou técnicos de unhas que acham normal e correcto limarem a placa das unhas por cima, para removerem as tão inestéticas estrias. Confesso que fico doente (ok, se calhar “doente” é extremo, mas que me irrita, irrita) quando o ouço, porque entre os vários disparates que vejo serem cometidos, este é mais um.
Não o façam! Vão desgastar a unha, enfraquecê-la e não resolvem nada. Bem pelo contrário, as unhas vão começar a ficar mais fragilizadas e finas, a “descascar” na ponta. Se se põem a limar as unhas por cima a cada ida à manicura, ou a cada mudança de verniz, acabam por ficar com a placa da unha reduzida a metade.
MAS AFINAL O QUE É UMA ESTRIA NA UNHA?
Associamos a palavra estrias a marcas na pele deixadas por gravidezes e mudanças rápidas de peso, mas as unhas também podem ter estrias (ou pequenos sulcos).
À medida que envelhecemos, é normal as unhas perderem a capacidade de absorver nutrientes. Podem até perder um pouco do seu brilho e tornarem-se mais opacas. São alterações normais que refletem o desacelerar do nosso corpo, no processo natural do envelhecimento.
Há várias razões pelas quais as unhas podem ganhar estrias. A mais comum, (na ausência de uma patologia médica) é a que referi acima. A má nutrição, ou uma deficiência vitamínica pode ser outra das causas, mas aí entramos em patologias de origem clínica.
ABRAÇAR ALTERNATIVAS SAUDÁVEIS PARA UMA UNHAS PERFEITAS
Há várias soluções hoje em dia para camuflar as estrias de modo a que não estejam visíveis, preservando a saude. Desde bases de verniz específicas, ao usos de cores opacas e top-coats mais espessos, conseguimos camuflar perfeitamente as estrias sem recorrer ao limar por cima, o que vai sem sombra de duvida enfraquecer as unhas.
Há bases de verniz específicas, que têm muitas vezes escrito “ridge filler” na etiqueta. - são vernizes que têm geralmente uma cor esbranquiçada, que ajuda a camuflar as estrias das unhas, enquanto preenchem ligeiramente. A cor destas bases é pensada para quem gosta de usar tons mais claros e naturais, mas não impede que usem qualquer cor ao vosso gosto. Se aliarmos a isto um top coat “efeito gel”, temos o nosso problema cosmético resolvido sem ter que reduzir as unhas para metade da espessura natural.
Para finalizar , aconselho o uso de um bom óleo de cutículas, que também ajuda a nutrir as unhas. Cuidado com os vernizes fortalecedores - nem sempre se adequam, ou ajudam.
Há que ver a razão pela qual uma unha está estriada ou quebradiça, pode passar por razões externas ou internas. Entender o porquê é essencial para um tratamento eficaz.
Para quem prefere uma opção que não requeira ter de esperar que o verniz seque, ou prefere algo mais duradouro, as unhas artificias são sempre uma opção. Do verniz de gel (a que alguns chamam erradamente de gelinho), ao gel ou acrílico, são várias as opções.
Espero que tenha ajudado.
Beijo na testa!
XOXO SaL
Comments