Na sequência do post anterior e dos riscos de contaminação cruzada a que estamos sujeitos, gostava de escrever sobre a importância das limas que usamos nos serviços de manicura e a importância de serem de uso individual, ou descartáveis.

É normal quando leem "risco de contaminação" associarem à falta de higiene nos alicates, tesouras e outros instrumentos cortantes, certo? E quando ouvem falar de fungos, mais rapidamente pensam em fungos nos pés do que em fungos nas mãos. A verdade é que tanto pode acontecer nas mãos como nos pés, apesar de ao usarmos calçado fechado, o ambiente ser mais propício à proliferação fúngica nos pés.
O risco de contaminação não se resume apenas a fungos. Temos bactérias e virus que podem ser igualmente um risco para a saúde, se os protocolos de higienização, desinfeção e esterilização dos espaços e materiais não forem respeitados.
Diz o ditado que coração que não vê, é coração que não sente e apesar de serem invisíveis a olho nu, estes microorganismos estão à nossa volta e têm em comum uma incrível capacidade de reprodução e contaminação, o que desdiz o ditado, pois acabamos por sentir, se não tivermos cuidado.

Fungos: grupo de micro-organismos que constituem o Reino Fungi. Dependem da ingestão de matéria orgânica, por não terem a capacidade de produzir o próprio alimento - são heterótrofos.
Vivem em quase todos os ambientes terrestres com vários tamanhos e feitios - desde fungos microscópicos formados por uma única célula, tais como as leveduras, às formas pluricelulares que atingem um tamanho considerável, como por exemplo os cogumelos e os bolores. Uns são benignos, outro passávamos bem sem eles (basta pensar em onicomicose*)

Bactérias: São procariotas - a mais pequena, simples e a mais antiga célula.
São organismos formados por uma única célula que podem ou não, formar colónias. Há milhares de tipos diferentes e podem viver em todo o tipo de ambientes. Podem ser benignas ou malignas (ex: as bacterias presentes no intestino que nos ajudam à digestão e absorção dos alimentos, são essenciais para o nosso bem-estar). No corpo humano encontram-se na pele, entre os dentes, gengivas e nas mucosas.

Virus: São parasitas. Estão em todo o lado e podem infetar qualquer tipo de célula. Precisam de um hospedeiro para sobreviver e só se conseguem reproduzir no interior de uma célula.
Alguns são benéficos e podem ser encontrados no intestino, pele e sangue. Têm a capacidade de eliminar bactérias indesejadas e outros virus perigosos
Quando falamos de virus malignos, o risco de transmissão dos virus de HIV, Hepatite B e C, Herpes, HPV entre outros, provocados por um corte de um instrumento que esteja contaminado é real.
Então qual é a relação entre toda esta bicheza e as limas?
Eu explico. Quando falamos em protocolos de higienização, desinfeção e esterilização, estamos também a falar da capacidade que cada um deles tem de eliminar virus, bactérias ou fungos.
Como as limas podem ser desinfectadas mas não esterilizadas a não ser que sejam de aço, há certas estirpes resistentes que não são eliminadas. Basta a limar tocar numa cutícula com sangue, ou numa unha infetada, para pormos em risco o próximo.
Esta é a razão pela qual na DEZ STUDIO só trabalhamos com limas descartáveis ou de aço cirúrgico na pedicura, limas descartáveis na manicura tradicional e nas unhas artificiais cada cliente tem a sua própria lima.
*onicomicose, vulgarmente conhecida como micose nas unhas, é uma infeção das unhas dos pés e das mãos, provocada por fungos. É mais comum nos adultos do que nas crianças.
Bj na testa
SaL
Não se esqueçam de partilhar ❤️
Comments