top of page
Foto do escritorSandra Luz

Sabes porque é que as unhas escamam?

Atualizado: 25 de nov. de 2024



Quem nunca teve uma unha a escamar?


Quem me conhece sabe que o meu lema (o qual não me canso de repetir) é: "Saúde é beleza"!

Claro que no que a unhas diz respeito, os cuidados e gostos variam… há quem não passe sem ter as unhas cuidadas e tudo faz para as manter impecáveis, há os que as usam apenas como ferramentas, há os que as roem até mais não, os que só as cuidam em certas ocasiões festivas e por aí em diante.


Independentemente disto tudo, a verdade é que as unhas são janelas para o nosso estado de saúde e a cor, forma e espessura são os indicadores.


Como reconhecer uma unha saudável?

Antes de vos falar nas principais causas de descamação, é importante explicar-vos do que é feita a unha e como reconhecer uma unha saudável.

As unhas são maioritariamente compostas por queratina, mas também contêm vários tipos de proteínas, minerais - enxofre, cálcio (menos de 0,1%), zinco e fósforo - lípidos (óleos naturais) e água,

Contrariamente à pele, a percentagem de água nas unhas, é muito superior à percentagem de lípidos - 7% a 14% de água, para 0,1% a 1% de lípidos - varia de pessoa para pessoa.


  • A coloração deve ser ligeiramente rosada, e o bordo livre com uma cor esbranquiçada; 

  • A superfície da lâmina ungueal deve ser lisa e uniforme;

  • A consistência da lâmina ungueal deve ser dura, mas flexível;

  • A cutícula não deve apresentar irritações, gretas, nem pele a descamar.



Vamos então identificar algumas das causas mais comuns que provocam o escamar das unhas, tanto nas mãos como nos pés:

  • descamação “normal” - causada pelo modo como manipulamos os objectos e usamos as mãos e unhas no nosso dia-a dia. Do raspar um autocolante, ao bater ou arranhar (muito ou repetidamente) com a ponta das unhas em superfícies duras, o uso excessivo de álcoois e outros desinfectantes, são algumas das situações que levam a que descamação se dê.

  • descamação por trauma - certos hábitos que temos podem provocar stress nas unhas, o que as leva a escamar. Por exemplo, o arrancar o verniz ou o gel das unhas, o roer, praticar corrida ou caminhadas, entre outro tipo de desportos onde os pés sofram impacto, principalmente na ponta dos dedos.

  • descamação por excesso de exposição à agua - enquanto que beber água hidrata, a exposição prolongada tem o efeito oposto: desidrata e retira os óleos naturais das unhas, deixando-as a pelar e a escamar nas pontas.

  • descamação provocada pela hereditariedade, ou a idade - atinge cerca de 20% da população, sobretudo mulheres acima dos 50 anos de idade

  • .défice de nutrientes ou vitaminas. O que comemos tem uma influencia brutal em todo o nosso organismo e as unhas não são excepção. Baixo nível de cálcio, ferro, vitamina D e B, são alguns dos nutrientes essenciais para termos um corpo e unhas saudáveis

  • .descamação causada por patologias tais com como a psoríase (é geralmente uma delaminação crónica), eczema, alopécia, ou problemas de tiróide

  • descamação provocada por fungos ou bactérias - nestes casos, além das unhas poderem ou não escamar, pode haver alterações de coloração, espessura entre outros.


Como manter as unhas saudáveis?

1- Mantenham uma dieta rica e equilibrada.

2- Evitem limar as unhas por cima com bufers ou qualquer outro tipo de lima.

3- Mantenham as mãos e unhas secas e usem luvas quando têm de proceder a actividades que envolvam uma maior exposição a água ou químicos.

4- Se suspeitam de um problema de saúde, ou uma infeção, procurem de imediato um médico

5- Sejam consistentes na vossa rotina diária de tratamentos, pois requerem tempo para obter resultados. Não há milagres.

6- Usem um óleo específico de tratamento de unhas e cutículas

7- Se estão na dúvida da causa, procurem sempre uma opinião profissional.

8- Oiçam o profissional que cuida de vocês. Só porque um amigo ou amiga faz, não significa que tu também possas fazer. Há vários materiais no mercado e nem todos servem a todos.


Beijos

SaL

91 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page