top of page

O que significa e/ou provoca as unhas escamarem?



Quem nunca teve uma unha a escamar, certo?


Quem me conhece sabe que não me canso de repetir que saúde é beleza e que aplico esta máxima a tudo.

Claro que no que a unhas diz respeito as opiniões e gostos variam… temos os que ligam muito às unhas, os que as usam apenas como ferramentas, os que em caso de stress as roem até mais não, os que as preferem quadradas , os que as usam redondas ou em bico, longas ou curtas, os que acham que unhas compridas “são um horror”, sem esquecer o estereótipo do “antigamente” em que condutor da carris tem a unha do mindinho longa.


Mas independente ao uso e gostos de cada um, a verdade é que as unhas são indicadores do nosso estado de saúde e uma janela para o nosso corpo , onde a cor, forma e espessura são indicadores do estado da nossa saúde.


Seja por uma questão estética que queremos evitar, seja para despistar alguma situação de saúde, é importante saber identificar algumas das causas mais comuns que provocam o escamar das unhas. Estes são os mais comuns:


. descamação “normal” - é provocada pela maneira como as usamos. Do raspar um autocolante, a bater ou arranhar (muito ou repetidamente) com a ponta das unhas em superfícies duras .

. trauma - certos hábitos podem provocar stress nas unhas, o que as leva a escamar. Por exemplo, o arrancar o verniz ou outro material das unhas e o roer.

. descamação por excesso de exposição à agua - se trabalham muito com as mãos em água, é normal que as unhas acabem por desidratar e perder o óleo natural deixando-as mais secas, quebradiças, acabando por abrir (pelar) nas pontas.


. descamação provocada pela hereditariedade, ou a idade (num artigo anterior já referi o como a idade altera as unhas)


. défice de nutrientes ou vitaminas. O que comemos tem uma influencia brutal em todo o nosso organismo e as unhas não são excepção. Baixo nível de cálcio, ferro, vitamina D e B, são alguns dos nutrientes essenciais para além de um corpo saudável, termos unhas saudáveis.

. descamação causada por patologias tais com como a psoríase (é geralmente uma delaminação crónica), eczema, alopécia, ou problemas de tiróide

. descamação provocada por fungos ou bactérias - nestes casos, além das unhas poderem ou não escamar, pode haver alterações de coloração, espessura entre outros.


O meu conselho?

1- Mantenham uma dieta rica e equilibrada.

2- Evitem limar as unhas por cima com bufeis ou outro tipo de lima.

3- Mantenham as mãos e unhas secas e usem luvas quando têm de proceder a actividades que envolvam uma. Air exposição a água ou químicos.

4- Se suspeitam de um problema de saúde, ou uma infeção, procurem de imediato um médico

5- Sejam consistentes na vossa rotina diária de tratamentos, pois requerem tempo para terem resultados. Não há milagres.

6- Usem um óleo específico de tratamento de unhas e cutículas

7- Se estão na dúvida da causa, procurem sempre uma opinião profissional.

8- Oiçam o técnico de unhas que cuida de vocês. Só porque um amigo ou amiga faz, não significa que tu também possas fazer. Há vários materiais no mercado e nem todos servem a todos.


Beijos

SaL

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page