top of page

O que significa o "Free" nos vernizes, e qual a sua importância?

Atualizado: 17 de jan. de 2023


Há novidades pelas quais ansiamos e esperamos tal qual devotas, que alguém invente e as coloque no mercado.



Então o que é isto do "free"?

Ainda bem que perguntam!

Significa simplesmente que a fórmula é feita sem alguns dos produtos químicos mais comuns (e às vezes controversos) que se encontravam nos vernizes com fórmulas mais antigas.

Há uma escala de "free" que vai do 3 free a normalmente 10 free, chegando a 12 ou mais.

Os primeiros três a serem removidos da composição química dos vernizes dada a sua toxicidade foram: DPB - dibutilfetalato, formaldeído e tolueno.


A razão?...

1- Tolueno e tosilamida de etilo:

têm um alto potencial tóxico, tanto ambiental como para a saúde humana.

Em contato com a pele, o tolueno causa irritação e pode causar dermatite.

2- Formaldeído (formol) e resina de formaldeído:

causam irritação nas mucosas e no sistema respiratório, e podem provocar bronquite, pneumonia ou laringite.

Produzida em grande escala no mundo e utilizada por diferentes indústrias como conservante e desinfectante, foi classificada como cancerígena pelos especialistas da Organização Mundial da Saúde.

3- Dibutilftalato (DBP):

provoca irritação ocular e alterações hormonais.


A partir daqui passamos para os 4 free, 5 free, 6 free, e por aí em diante. São eles:

4- Cânfora:

pode produzir uma vasodilatação nos tecidos e provocar vermelhidão. Não deve em tempo algum ser usado em grávidas, pode causar defeitos graves no feto, e levar ao aborto, de acordo com o grau de exposição. É rapidamente absorvido pela pele e pode ser extremamente tóxico se ingerido.

5- Parabenos:

podem causar hipersensibilidade cutânea, além de uma dermatite em alto-relevo, é um disruptor endócrino

6- Fosfato de trifenilo (TPHP):

tem um alto potencial alérgico e pode provocar alteração hormonal. É conhecido por causar problemas de desenvolvimento e reprodução em animais

7- Xileno:

pode causar irritação dos olhos, pele e mucosas, dispneia, dermatites e cefaleia,

8- Chumbo:

pode provocar alterações metabólicas e é venenoso para o organismo

9- Etil tosilamida,

proibido na Europa, pelas suas propriedades antibacterianas e a preocupação com a resistência a antibióticos.

10- Ingredientes de origem animal





Felizmente e cada vez mais, os fabricantes de produtos cosméticos, vernizes e afins, apostam na pesquisa e desenvolvimento de fórmulas químicas isentas destes químicos comprovadamente nocivos para a saúde em geral, com linhas de produtos para unhas mais viradas para a saúde, ecologicamente corretas, preocupadas com o planeta, assim como procuram recorrer ao uso de energia limpa no fabrico, e a embalagens amigas do ambiente.


Mas atenção, que há uma enorme diferença entre o estar isento, e as novas fórmulas que surgem com ingredientes de origem bio. E isso, isso sim, deixa-me com um sorriso de orelha a orelha. Não porque seja contra o convencional, mas porque abrem portas aos que sofrem de alergias e querem uma alternativa, e aos que acreditam e desejam um planeta mais limpo.

Há espaço para os dois (desde que respeitem os princípios de uma produção sustentável, amiga do ambiente e não danosa para animais ou humanos).

No que diz respeito aos químicos que considero os mais importantes de estarem isentos das fórmulas dos vernizes, digo sem qualquer duvida que são: DBP, Formaldeído, Tolueno e a Cânfora.


É com um sorriso que acompanho esta caminhada para um mundo onde palavras como isento de, vegan e cruelty free, começam finalmente a ter um peso real que ultrapassa o abuso de algumas marcas que nos induzem deliberadamente em erro, para promover os seus produtos, através da desinformação (ou até excesso da mesma) que está por toda a web, pois a titulo de exemplo, uma marca por ser vegan, não significa que seja natural, pois pode ser composta por conservantes sintéticos.

Leiam os rótulos, procurem marcas certificadas, pois cabe a nós enquanto consumidores travar estas práticas, e incentivar outras a criar produtos mais puros e sem ingredientes nocivos.


Bjs, SaL.







29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page