top of page

Parte 2: Por vezes dou por mim a pensar: “ainda sou do tempo…"


Vivemos numa sociedade de consumo. Tudo é para ontem, e só pensamos no amanhã. O Hoje fica esquecido… Queremos facilitadores de vida, rápidos, eficazes, indolores! Mas… e se parássemos um pouco?… Sou a primeira a admitir que nunca tenho tempo, é o “mal de profissão”, dizemos! O tempo é usado para cuidar de tudo menos de nós, e essa é infelizmente a realidade de maior parte das Portuguesas hoje em dia.

Perguntam vocês ao ler isto “o que raio tem isto a ver com o título deste artigo?”… Tudo!

Tecnologia, cosmética, evolução, saúde, tempo… Tudo está relacionado.

Artigos têm sido escritos relacionando o aparecimento do cancro da pele (melanoma), à exposição das mãos nos aparelhos usados para fotopolimerizar* o gel.


Cancro... Com seis letrinhas apenas, se escreve tão temida palavra! Assustadora, infelizmente tornou-se demasiado vulgar pela quantidade e diversidade de casos que existem hoje em dia. Todos nós conhecemos alguém que o tem ou já o teve… Sabemos o quão horrível pode ser.


Sabemos também que há uma relação entre o excesso de exposição solar, radicais livres e cancro. Quanto a isso não há volta a dar! Mas também temos de falar em genética, hereditariedade, factores externos como o stress, ou outros de origem psicossomática.

Na primeira parte deste artigo tentei explicar do modo mais simples e sucinto que me foi possível, a relação entre o gel e luz UV. Espero ter conseguido.


Sabiam que…

Os químicos que compõem o gel, são parentes próximos dos usados nas próteses dentárias? Mas não se assustem! Hoje em dia, os géis para as unhas são desenvolvidos especificamente para a aplicação nas unhas naturais. Mas esta história fica para um próximo artigo.

Já repararam que o vosso médico dentista fotopolimeriza com luz, a resina  composta (“massa”) que vos coloca nos dentes?… Pois então perguntem-lhe qual a luz que usam! Creio que vão gostar da resposta!

A resposta a esta pergunta: Provoca ou não?…

Pesquisei, pesquisei, e encontrei vários estudos independentes que dizem não. Outros aparecerão a dizer o contrário.

As lâmpadas usadas, emitem uma frequência de luz específica para polimerizar o gel e apenas o gel. Não são concebidas para interagir com as moléculas existentes no nosso corpo, nem com os melanócitos* na nossa pele.


Em quem acreditar?…

A verdade é que apenas agora se começa a falar deste assunto, e é uma excelente maneira de vender notícias! Não há sequer casos suficientes a nível mundial que o corroborem.

Estamos em pleno século XXI, a caça às bruxas acabou! Tudo está à distância de um “clique”. Não se deixem levar por notícias sensacionalistas.

Com tudo isto, apenas quero dizer que procurem informação devidamente documentada, pesquisem, leiam e informem-se!

Não têm de deixar de fazer as vossas belas unhas de gel – Manterem-se em segurança é extremamente simples!

Podemos prevenir?…

Sem dúvida! Assim como quando vamos à praia aqueles que entre nós têm mais juízo aplicam protector solar, ou usam um chapéu, aqui a mesma regra se aplica!

Se não se sentem 100% seguras, usem um protector solar nas mãos antes da exposição à luz, ou usem luvas sem dedos (há umas fantásticas super vintage em pele, mas podem sempre optar por algodão), podem ainda optar pelo acrílico ao invés do gel! Sim, existem opções ao gel.

Mantenham-se em segurança, procurem profissionais devidamente certificados, que usem material de marcas credenciadas e registadas.

Se tiverem dúvidas quanto à origem e qualidade dos produtos aplicados nas vossas unhas, podem sempre consultar o portal do INFARMED.



SIM!!! A qualidade do material conta!

SIM!!!!  É essencial procurar bons profissionais, devidamente certificados e  que amem o que fazem, que investem em formação, e que sabem realmente o que estão a fazer. Pensem que por muita oferta que haja, não há “galinha gorda por pouco dinheiro”.


O outro lado da moeda...

Até agora só falámos na praticidade das unhas de gel, mas há um outro lado, o de todos aqueles que sofrem com deformações nas unhas.

Seja uma má formação congénita, o resultado de um acidente ou doença, ou um paciente com cancro que tenha de fazer quimioterapia (um dos efeitos colaterais é a coloração/amarelecimento das unhas), algo tão simples como a aplicação do gel (ou do acrílico) permite-nos camuflar, dar-lhes beleza, e acima de tudo, alegria a quem as usa.

Chamemos-lhe o “outro lado da moeda”.

Quanto à durabilidade das umas unhas de gel versus uma manicura, nem é preciso dizer qual a que ganha…

Tecnologia, cosmética, evolução, saúde, tempo. Como vêm, tudo está relacionado.


*fotopolimerização  é uma  reacção química, em que a molécula inicial,  se agrupa sucessivamente com outras, formando cadeias de polímeros em redes tridimensionais.

Existem  diferentes sistemas, e muitas formas de polimerização. Neste caso, falamos em fotopolimerização, pois o iniciador na polimerização do gel, é a luz UV.

53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page