top of page

As tuas unhas precisam de respirar? Aliás, as tuas unhas respiram?…

Atualizado: 24 de nov. de 2022


Vamos lá então a desmistificar esta questão de uma vez por todas, e explicar o porquê de tantos acharem que sim, e até que ponto é ou não verdade.

A unha respirar versus respiração e perspiração…

Respirar é essencial para nos manter vivos. Descrito à letra, é um acto involuntário e consecutivo de aspirar e expelir o ar pelos pulmões.

Se não o fizéssemos, deixávamos literalmente de poder estar aqui para contar a história





No entanto, o corpo humano é um pouco mais complexo.

A nível celular, os biliões de células que constituem a nossa pessoa, fazem algo conhecido como respiração celular.

De certeza que já ouviram ou leram em alguma parte, em algum lado, que a um nível metabólico, atraves da corrente sanguínea, as células do nosso corpo recebem o oxigénio e nutrientes essenciais ao seu desenvolvimento. Sem isto, o nosso corpo não recebia a energia necessária para funcionar, crescermos, e mantermo-nos saudáveis e vivinhos da silva.


Já quando falamos de perspiração, estamos a falar de transpirar.


No entanto, quando se fala em que as unhas respiram, estamos a falar numa analogia…

Como assim?

Simples! Também dizemos que a pele respira certo?…

No entanto o que realmente acontece é que a nossa pele tem poros através dos quais libertamos uma mistura de água e lípidos (gordura) - o manto hidrolipídico, responsável pelo equilíbrio do PH da nossa pele.


Na realidade, as unhas não são mais do que epiderme alterada, são porosas e permeáveis a líquidos (por isso quando deixam as mãos muito tempo dentro de água a unha fica mais mole, assim como quando aplicam certos produtos, alguns têm a capacidade de ser absorvidos pela placa da unha (atenção, que não é normal este tipo de produtos irem por aí abaixo até à corrente sanguínea)


Seguindo então esta ideia do “respirar”, a unha liberta tal como o resto da nossa pele, agua e lípidos que são de extrema importância para manter as unhas saudáveis, fortes e elásticas, mas não respiram no sentido correcto da palavra, pois não têm pulmões.


No entanto, no sentido lato, baseado na analogia de quando falamos da pele e na alimentação e oxigenação às células, há uns poucos elementos verdadeiros.

Quando falamos das unhas, a oxigenação e alimentação às células dá-se na matriz da unha. Uma vez que a placa da unha está formada e visível, já não se dá essa oxigenação.


Resumindo: a expressão é incorrecta!

Beijos!!!!

SaL



113 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page