top of page

O que são as “manchas brancas” nas unhas?…

Atualizado: 16 de nov. de 2022

Podem ficar preocupados ao olhar para as vossas unhas e ver pequenas manchas brancas, mas geralmente não são algo com que se tenham de preocupar muito.


Comecemos pela simples definição do que são as unhas.

São lâminas convexas, duras, flexíveis e translúcidas, que cobrem e protegem as falanges distais dos dedos, (mãos e pés). Têm 3 camadas, e são constituídas essencialmente por queratina.




É importante esclarecer, que independentemente do que aqui leiam, entendam que não estou a dar conselhos médicos, e que em caso de dúvida ou qualquer receio que possam ter, a ida a um especialista é sempre recomendado.





Estas manchas, conhecidas como Leuconíquia, podem ter várias causas / origens.

Vou abordar apenas as mais comuns:


1. As carências nutritivas

como por exemplo a carência de vitamina B2, ferro e zinco produzem algumas  das típicas manchas esbranquiçadas (o cálcio não é de todo uma das causas mais comuns, ao contrário do que se acredita).


2. Pequenos traumas

causados por pancadas ou entalões, se atingirem a matriz da unha logo abaixo do eponíquio, fazem com que estas células que ainda não estão completamente desenvolvidas na matriz,  se desenvolvam correctamente, (ficando imaturas), o que lhes dá essa cor esbranquiçada, e deixa-as ocas e redondas (em vez de se espalmarem para se tornarem parte do que é uma placa de unha saudável)

Basta uma pancada forte com as unhas, para provocar estas pequenas manchas! Mas, uma vez que a matriz se "auto-repare", estas células voltão a crescer normalmente, e o ciclo de crescimento volta ao normal. As células são “empurradas” para fora da matriz, e vão espalmado-se e achatando à medida que crescem, dando assim origem a uma nova unha ,saudável e resistente (estou a referir-me a pancadas leves, e não a traumas mais graves).


É muito importante que entendam que não devem em tempo algum limar estes pontos brancos. Ao fazê-lo, só estão a enfraquecer a placa da unha.


3. Maus profissionais

também podem causar manchas superficiais nas unhas, não só pelo uso indevido ou incorrecto do micro-motor, como pela pressão em excesso ao usar as ponteiras na preparação das unhas naturais.


Mas vamos por partes: quando falo de maus profissionais, refiro-me a:

a). Excesso de uso de lima sobre as unhas,


b). O uso de descarnadores* ao ser utilizado para remover seja cutículas, ou qq material que esteja sobre a unha, o excesso de pressão danifica as unhas, o que as enfraquece e as deixan por vezes com manchas de cor esbranquiçada!

Os bons produtos hoje em dia são fabricados para garantir durabilidade, qualidade, e fácil aplicação, o que leva a unhas saudáveis. Mas nem todos os profissionais ou formadores o fazem correctamente. Com o aparecimento do verniz de gel, a remoção destes produtos tornou-se frequente, em comparação com a manutenção de acrílico tradicional, o gel, ou o “dipping”*. A remoção destes produtos exige tempo e paciência, e apesar de prometerem que em apenas 10 minutos, o material é completamente removido das unhas, na realidade isto é falso! Se removerem o material após aplicação no primeiro dia, levará os tais 10 minutos, mas após 4 semanas, pode levar até 30 minutos dependendo das marcas! Isto é um processo moroso, e tem os seus preceitos para ser bem executado.


c). A preparação das unhas naturais entre aplicações de verniz de gel.


4. Onicofagia

(roer as unhas), é uma compulsão nem sempre fácil de controlar, e da qual eu também sofro (chamo-lhe "unhas al dente") e nesse caso:

Dentes -1, Unhas -0!


5. O “esticar” o tempo que o material fica nas unhas entre apliações / manutenções

Um produto que foi fabricado para durar 2 semanas e fica 4, altera quimicamente durante esse tempo extra. Tende a ficar mais rijo e difícil de remover. Logo, o tempo necessário para a sua remoção total, passa por vezes de 10 minutos para uma boa meia-hora. Com isto aumentamos o tempo de exposição das unhas aos solventes, o que as danifica, enfraquece e as pode deixar com manchas.

MENOS É MAIS!


6. Onicomicoses 

Onico (unha) - Micose (infecção) de qualquer tipo.

São provocadas por fungos, e a unha apresenta uma descoloração que pode ir de manchas brancas, a amarelas (são geralmente superficiais, se devidamente tratadas).

Existem pelo menos 4 tipos de organismos que podem criar este tipo de infecções, e que se não forem devidamente tratados, passam de apenas pontos brancos, a manchas que parecem desfazer-se em pó - até acabarem por penetrar na placa da unha e chegar à derme - o que faz com que a unha se "descole" do leito ungueal (pele)

Apesar de serem mais comuns nas unhas dos pés, também podem aparecer nas unhas das mãos. Mas porquê mais nos pés?… Este tipo de “bicheza” adora sítios húmidos e escuros, pelo que os pézinhos são excelentes para lhes servirem de “casa”.


7. Certos tipos de medicação

Neste ponto, remeto para os médicos quais. No entanto fica a dica que alguns podem interromper o crescimento normal da unha. Este para-arranca na matriz da unha (tamborim conhecida como a "fábrica"), provoca estas linhas brancas, normalmente horizontais - um pouco como nas árvores que nos diz os anos que tem, nós pelas linhas conseguimos ter uma noção de à quanto tempo aconteceu.


Por hoje com estas palavras vos deixo! Querem saber mais?… Têm dúvidas? Sigam-nos e não percam os próximos episódios!

Sobre o que vou escrever?… Ainda não sei, mas aceito sugestões.

Partilhem este blog! É importante informar.

E não se esqueçam que aqui estarei para responder a qualquer questão que tenham, desde que esteja dentro da minha área de know-how.


Até à próxima!

SaL



53 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page